segunda-feira, 21 de abril de 2008

D. Leonina


Nome: Leonina Soares da Silva, casada (1974), três filhos
Nascimento: 04/08/1949
Cidade natal: Palmeira - SC
Cidade onde reside: Blumenau - SC, desde 1974
Profissão dos velhos tempos: Cortava lenha em metros, toras de 2 metros, lavava roupas para outras pessoas, e colhia plumas para travesseiros, vendendo-os.
Profissão atual: Do lar.
Comida dos velhos tempos: Feijão, polenta, moranga, batata-doce, aimpim, pinhão, couve. Plantas que a família plantava. Havia carne quando criava-se um porco ou matava-se um passarinho.
Era assim: A roupa era lavada no ribeirão, em uma tábua. A luz era de querozene, e a água só se tinha se buscasse no rio. O perfume era "Água de cheiro", e usava sabão de soda para o banho. A diversão só se tinha se ela fugisse do pai e da mãe. Educação severa que lhe permitiu pouquíssimas vezes ir a um baile, seus fins de semana eram reservados à Igreja.
Aconteceu no meu tempo: A bisavó de dona Leonina não conhecia espelho. Um dia, ao lavar as roupas do marido ela indignou-se com aquele objeto que havia encontrado no bolso da calça do esposo. Olhou fixamente ao objeto e disse: "Desgraçado! Eu sabia que ele estava me traindo. E se ainda fosse com uma mulher mais bonita, mas feia desse jeito!"
Uma música daquele tempo:
Que beijinho doce
Que ela tem
Depois que beijei ela
Nunca mais beijei ninguém
Que beijinho doce
Foi ela quem trouxe
De longe prá mim
Se me abraça apertado
Suspira dobrado
Que amor sem fim.
Coração quem manda
Quando a gente ama
Se eu estou junto dela
Sem dar um beijinho
Coração reclama.
(Beijinho Doce - Tonico e Tinoco)


Talento: Croch
ê. Desde os sete anos pratica esse serviço manual que até os dias de hoje é sua "rendinha" extra.

De suas mãos:





Um comentário:

sady augs disse...

Você conhece os poemas de Cora Coralina? Me lembrei muito dela, lendo D. Leopoldina.